Notícias

Santos receberá a maior prova de Downhill Urbano do Brasil

19/01/2010

Em sua oitava edição, evento reunirá 100 dos atletas mais radicais do Brasil e do mundo para o desafio escadaria abaixo, no Monte Serrat


Entre os dias 5 e 7 de fevereiro, o litoral paulista se tornará a capital mundial do Downhill Urbano, com a realização da prova ciclística "Descida das Escadas de Santos", competição radical realizada ao longo dos 417 degraus que dão acesso à Capela de Nossa Senhora do Monte Serrat, que data de 1603, um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade.

Em sua oitava edição, o evento reunirá os principais atletas do Brasil e do exterior, com representantes vindos de outros nove países: Estados Unidos, Chile, Equador, México, Inglaterra, Portugal, Eslováquia, Austrália e França. Entre os brasileiros, os destaques são os paulistas Walace Miranda (Riachuelo/Specialized/Bikers Point/Spam/Rock Shox), vencedor das duas últimas edições e recordista da prova, Luana Oliveira (Riachuelo/Kona/Atitude Açaí/Martini Bike Shop) um dos talentos da nova geração e campeã da prova em 2008, e os também vencedores Markolf Berchtold (Markolf Bikes/Shimano/Maxx), de Schoereder (SC), e Djone Fornari (Kona), de São Roque (SP). Dos estrangeiros, os favoritos são o inglês Brendan Fairclough (Monster Energy/Specialized), o australiano Mick Hannah (Bell/Giro Eyewear/GT Bicycles), o chileno Sebastian Vasquez (Cannondale), a norte-americana Melissa Buhll (KHS/Lazer Helmets) e os equatorianos Mario Jarrin (Zenith) e Diana Margraff (Zenith).

A Descida das Escadas de Santos é considerada a principal competição da modalidade do calendário nacional e uma das maiores do mundo. Os cerca de 100 atletas serão divididos em sete categorias: Elite masculina, Elite feminina, Master A, Master B, Juvenil, Júnior e Sport. Com 650 metros de percurso e 147 metros de desnível entre os pontos de largada e de chegada, a prova apresenta aos ciclistas o desafio de superar os 417 degraus da escadaria no menor tempo possível, com trechos que misturam curvas acentuadas e passagens estreitas, com cerca de 1 metro de largura.

"A Descida das Escadas de Santos é hoje a principal prova do calendário nacional. A cada edição a prova se fortalece e atrai ainda mais atenção dos competidores nacionais, estrangeiros e de toda a mídia", afirmou Walace Miranda, número um do ranking nacional

A programação do evento prevê o congresso técnico e o reconhecimento do trajeto a pé, na sexta-feira (5), seguida de uma descida sem controle de tempo e outra cronometrada; à noite, acontecerá a confraternização entre os pilotos , no salão onde funcionava o antigo cassino do Monte Serrat. No sábado, a pista estará liberada para tomadas de tempo das 10h às 17h. Os mais rápidos de cada categoria serão declarados campeões. Os cinco primeiros tempos no geral estarão classificados para o domingo, bem como as cinco melhores representantes femininas. Às 17h30, os pilotos com as classificações de 6º ao 21º disputam uma repescagem, que irá classificar os cinco melhores para a prova do dia seguinte. 

No domingo, a partir das 9h da manhã - com transmissão ao vivo pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular -, acontece o treino cronometrado. Às 10h, será disputada a semifinal com os dez classificados na categoria masculina, seguida pela final feminina. Às 11h terá início a grande final, com os cinco pilotos mais rápidos do final de semana. A premiação para as categorias masculina e feminina acontece às 11h30. Ao todo, serão distribuídos R$ 7.800 em prêmios entre as sete categorias, nos dois dias de competição.


Sobre a Time Eventos:
A Time Mkt Eventos foi criada em 2002 com o objetivo de profissionalizar os eventos de ciclismo. Em oito anos, adquiriu know-how em outros esportes, como surf, bodyboard e skate. A empresa é responsável pela organização de alguns dos principais eventos de esportes radicais da Baixada Santista. 

Sobre a ReUnion Sports & Marketing: 
Uma das agências de marketing esportivo que mais cresce no Brasil, a ReUnion Sports & Marketing atua no segmento desde 1992. Acumula experiência em diversas modalidades esportivas, consultoria a empresas e atletas. Desde 2007, a ReUnion é uma das empresas do Grupo ABC e atua como a agência de marketing esportivo da holding.

Sobre a Liesp:
A Liga de Ciclismo do Litoral do Estado de São Paulo (Liesp) foi fundada em 1998 com o objetivo de fomentar e divulgar a prática da modalidade em Santos e região. São mais de 10 mil atletas filiados e 100 projetos desenvolvidos em parceria com empresas, entidades, prefeituras das cidades do litoral de São Paulo, Governo Estadual e Federal.


8ª Descida das Escadas de Santos é uma realização de Time Mkt Eventos, ReUnion Sports & Marketing e Liga de Ciclismo do Litoral do Estado de São Paulo (Liesp), com supervisão da Confederação Brasileira de Mountain Bike (CBMTB). Patrocínio Master: Guaraná Antarctica e Riachuelo. Patrocínio: Peugeot, Oi, Sedex, Wizard e Caixa Econômica Federal. Apoio: Karcher, Hipercor, HDI Seguros, Prefeitura de Santos, Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, Ministério do Esporte e Sociedade de Melhoramentos do Monte Serrat (SMMS).

Informações diárias estão sendo publicadas no site oficial do evento: http://descidadasescadasdesantos.com.br/

 

31.03.2015
Copa Brasil de DHI 2015 - #1 Camanducaia - MG - 17 de maio.
Copa Brasil de DHI 2015 - #1 Camanducaia - MG - 17 de maio....

    Clique aqui: Link do regulamento da Copa Brasil de Downhill Individual 2015.        ...

Saiba mais...

29.03.2015
MPF em Pernambuco concede folga para quem vai de bicicleta ao trabalho
MPF em Pernambuco concede folga para quem vai de bicicleta ao trabalho...

Texto: ENZO BERTOLINI | www.vadebike.org Servidores do Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF/PE) que utilizarem a bicicleta em seus deslocamentos da residência para a sede do órgão, por pelo menos 15 dias úteis no mês, terão direito a um dia de abono a partir do mês seguinte. Ou seja,...

Saiba mais...

Parcerias

CBMTB © Copyright 2008 - Todos os direitos reservados
VXM - Agência Digital